sábado, 26 de janeiro de 2013


Campanha: eferinas no Julgamento da Banda New Hit 




                                       Se não tem Justiça, tem escracho feminista!


Companheiras e Companheiros,


A luta pelo fim da violência contra a mulher é uma tarefa árdua e cotidiana que exige de nós mais do que proferir palavras. Ser contra não basta. É preciso organizar-se para combatê-la. Nos últimos períodos, nós, do Núcleo Negra Zeferina da Marcha Mundial das Mulheres, assumimos na ação a exigência de punição dos 9 integrantes da Banda New Hit que estupraram duas adolescentes e também do policial militar que fez a "segurança" dos estupradores enquanto a ato vil e repugnante acontecia dentro do ônibus da banda, na cidade de Ruy Barbosa. 


Ações do Núcleo Negra Zifinira concernentes ao caso New Hits

No dia 16 de outubro de 2012 escrachamos o estuprador, vocalista da banda, Eduardo Martins.  Ação que teve grande repercussão na mídia nacional. Recebemos o apoio de milhares de mulheres e homens que fizeram suas vozes ecoar com as nossas em suas casas, nas redes sociais, pontos de ônibus, escolas, universidades e fábricas. Trazendo a tona a discussão da culpabilização da mulher pela violência sofrida, questionando porque estão livres os estupradores e as mulheres violentadas estão encarceradas, e agindo contra a naturalização do estupro. 






Depois do escracho foram realizadas mais ações; como nas ruas de Feira de Santana contra o Show lá realizado, e no dia 29 de novembro em ato unificado realizado em virtude do dia 25 de novembro, dia internacional pela eliminação da violência contra a mulher, que teve como tema central O Caso New Hit; além da realização da audiência pública junto com Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia e a Comissão de Direitos da Mulher da Assembléia Legislativa da Bahia.


       
           

É chegada a hora do julgamento dos estupradores


Nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, na cidade de Ruy Barbosa-Ba, será realizado o julgamento. Nesse momento, o mundo volta os olhos para esse caso. 

Estamos mobilizando mulheres de toda a Bahia para comparecerem. É de fundamental importância que façamos destes dias momentos de muita pressão política e social para que sejam condenados os estupradores.
O fato das meninas estupradas serem negras, filhas da classe trabalhadora e estarem encarceradas, aguardando o julgamento em um programa de proteção a crianças e adolescentes em situação de ameaça de morte,   e os estupradores estarem livres, fazendo show pela Bahia, protegidos pelo dinheiro e pela fama. Como dito pelo vocalista escrachado por nós, Eduardo Martins, eles são "os popstars do pagode, branquinhos e bonitinhos",  reafirmando o quanto o judiciário, assim como a sociedade em que vivemos é  machista e racista. Apenas 2% dos agressores de mulheres são condenados no Brasil. 

Nos últimos 10 anos 40 mil mulheres foram assassinadas vítimas de violência machista. 
A cada 12 segundos uma mulher é violentada em nosso país.
A condenação dos estupradores da Banda New Hit será uma vitória para todas e todos que lutam por um mundo de justiça, igualdade e liberdade.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013











 
Os Cursos de Extensão e Especialização continuam a "todo vapor", contando com a participação presencial das(os) cursistas nas Aulas Presenciais nesse mês de janeiro de 2013. 

Momentos de....
Feira de Santana - 18 janeiro de 2013 (manhã e tarde)





Irecê - 19 janeiro de 2013 (manhã e tarde)






Vitória da Conquista - 26 janeiro de 2013 (manhã e tarde) 





Salvador - 28 e 29 janeiro de 2013 (noite)

  

OBS: 26 de janeiro (todo dia). Exclusivo para os/as cursistas da especialização que apareceram na lista de aprovados com o * (asterisco).





Itabuna - 1 fevereiro de 2013 (manhã e tarde)



Itamarajú  - 02 fevereiro de 2013 (manhã e tarde)